• 38 3527.2223 - 38 99192.2312
  • contato@ecoliptus.com

PROCESSO DE TRATAMENTO


O tratamento da madeira é feito através de um ciclo de vácuo-pressão em uma autoclave desenhada especificamente para este fim.
Inicialmente, na fase de vácuo inicial, uma grande quantidade de ar é retirada do interior da madeira, permitindo que a solução preservativa seja absorvida e contida no processo.
Em seguida, a autoclave é inundada com a solução preservativa, e uma pressão (com intensidade de 12 kgf/cm²) é aplicada, até que toda a porção permeável, alburno, da madeira esteja completamente saturada.
Após o término da etapa de pressão, a autoclave é esvaziada, e a solução remanescente retorna ao reservatório, para que possa ser utilizada nos próximos ciclos de tratamento.
Na etapa seguinte, de vácuo final, o ar residual presente no interior da madeira é expandido, removendo o excesso de solução das peças de madeira, assim evitamos o gotejamento e não poluindo o meio ambiente.
A madeira é então retirada da autoclave, mas o processo ainda não está completo. Inicia-se então uma reação de fixação, que faz com que o produto seja ligado quimicamente à madeira. A madeira fica descansando, em uma área adequada.


ETAPAS DO PROCESSO:

1 - A autoclave é carregada com a madeira.
2 - O vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade das células da madeira.
3 - O líquido imunizante é transferido do tanque para a autoclave.
4 - Sob pressão, o líquido imunizante penetra nas células da madeira.
5 - O líquido imunizante é novamente transferido para o tanque.
6 - O vácuo final retira o excesso de produto da superfície da madeira.